Meu signo é a honra.

Qual é a tua com essa conversa?

Uma hora vai embora
Me larga aqui no sufoco
E mete o pé na pressa

E, agora, esse papo de saudade
De dona do coração e amor de verdade
Na hora de sair, nem pensou duas vezes
Atitude mané, tirando de malandragem
Qual foi, então, parceiro
Não encontrou a tal da felicidade?

E, aquele papo de tempo e me esquece?
Parece que lembrou de quem é que tá junto
E na luta te fortalece

A felicidade não dura muito na rua
Cada esquina é um depósito de ilusão
Meia dúzia de vadias, alguns alucinógenos
Insônias sombrias
E um monte de palavra em vão

Cada gole, golpe ou tiro
Te joga na vala, ou no mesmo saco
Assim é pra tudo na vida
Cada escolha é um beco
E, para nem tudo há uma saída

De novo, essa mesma conversa
A mesma das mesmas promessas
Agora, não me venha falar de família
Porque tu escolheste viver na armadilha

Não me faça lembrar do teu corpo
Nem cheiro, nem gosto
Nem do teu nome composto
Que se dissolve à saliva
Salga meu peito
E faz acelerar o batimento

Será que na hora de ir
Fugindo na pressa
Batendo a porta do carro
Lembrou da promessa?

Cansei dos teus desatinos
Depois vem falar que
É louco o meu gênio e instinto
Inventa o que falar, mas você me conheceu assim
Não fui eu quem abandonou o barco
Nem fui eu que te troquei por qualquer rabo

Escrevi essa rima
Pra ver se a gente fala a mesma língua
Porque quem tem a poesia na veia
Tem na alma e na vida
Não brinca com a palavra
E respeita onde dói a ferida

Te dei sobrenome, meus sonhos, meu sangue
Tirei os teus vícios, e te devolvi um homem
Mas, cada um alimenta
O que é maior para si
E o carma da vida
Falou mais alto no ouvido pra ti

Não esquece de nada que eu digo
Nem esquece do meu ascendente e meu signo
Se, na fama, sou ar
Não se envolve e logo desapega
Na tua trama sou fogo e sou terra

Teu nome nunca deixou de ser do meu homem
Mas, na malandragem, querido
É só moleque e bandido
O que se dá, também se cobra
E, cada passo mal dado
É um caminho pra derrota
Então, escuta o que eu falo
Porque esse é meu último conselho
E, por favor, não me pague
Fica humilde, faz o certo
Não vacila e fica esperto
Aceita o que a vida te dá
Antes que a vela derreta
E a chama se apague…

(Alessandra Zabala Capriles Hosken)

Deixe um comentário