Visão didática da maternidade.

Olha, eu queria desejar um Feliz Dia das Mães, mas vou só desejar paciência, paz de espírito, terapia infinita, yoga, meditação, banho de mar e cachoeira, um mês no spa, um ano em retiro espiritual em algum templo budista, e silêncio na casa, porque sei que é tudo o que qualquer mãe mais deseja.

E, não me venham com papo de que ser mãe é uma dádiva, um presente Divino, que somos todas “Marias”, porque, primeiro, o Espírito Santo não paga pensão, e as crucificadas somos nós. Pelos filhos, família, sociedade e palpiteiros. Não romantizem!

Maria só se for a cozinheira, faxineira, lavadeira, bombeira, eletricista, faz tudo, se vira nos trinta e rezadeira.

Filhos são bons? São, mas também são possuídos pelo cão, de vez em sempre, e nem banho de sal grosso, arruda, sessão de descarrego e exorcismo dá jeito.

Então, mães, que devem estar agora na cozinha, preparando o almoço de “dia das mães”, enquanto seus anjinhos estão descansando, porque afinal é domingo, desejo só que não coloquem chumbinho na comida, porque senão as senhoras irão presas, e na cadeia é tal qual ser mãe, mas um pouco pior, porque são vários meliantes reunidos em um único metro quadrado, e também a privacidade é zero, até para mijar e cagar.

Muita sabedoria e discernimento também desejo a nós.

Ah, e leiam Jung, Nise da Silveira, Paulo Freire, Hilda Hilst e Simone de Beauvoir também. E, ouçam Rita Lee, pelo resto da vida.

Ia aconselhar Crime e Castigo, de Dostoiévski, e Maquiavel, mas poderão usar isso contra mim, em juízo, então ficam só as leituras listadas acima.

Ah, e se a escola reclamar que seus filhos falam muito palavrão, e que devem estar aprendendo em casa, digam que as senhoras são pós-graduadas em linguística… Pronto.

É um bom argumento, e ela não poderá replicar, sem antes embasar o discurso, e assunto encerrado, sem muito blá blá blá.

Só paz de espírito, mães! Força! 💪🏻

Aliás, força, não, porque senão as senhoras podem querer dar uns satiripapos nos abençoados, e o conselho tutelar, ou a polícia será aciado por algum vizinho ainda mais abençoado.

Então, só paz mesmo…

E, moderem na bebida e demais psicotrópicos, no dia de hoje, com a família reunida, pois senão também pode dar ruim.

Tomem chá… Muito chá… Chá de ervas… Camomila é bom.

E, quando falo de ervas, falo só das lícitas, hein, porque senão também podem dizer que é a mãe quem influencia, então, juízo, minhas senhoras. Sei que o rojão é pesado, mas juízo!

Juízo e muita sabedoria, mães. E, não gastem seus réus primários com eles, porque depois nem visitar na cadeia os abençoados irão.

Então, discernimento, mães… E muuuuuuitaaaaaa paz e paciência!

Amém! Axé! Oxalá! Saravá! 🙌🏻⚔️🛡️❤️

(Alessandra Capriles)

Deixe um comentário