Uma crônica sem querer…

Ontem, foi mais um dia de aferir a pressão intraocular (que desde a adolescência é alta 👀)… pressão dos olhos em 20: Glaucoma.

Genético🧬! Não há para onde correr. 🤷🏼‍♀️

Mais essa… 😓

Mas, nunca me foi novidade alguma… Vi boa parte da minha família materna ficar cega, e ninguém entende porquê treinava, desde cedo, andar no escuro…

Não podia contar da epilepsia🧠 para ninguém, “porque ninguém ia me contratar”…

Não estava nos planos de ninguém também eu me formar ✏️📖📚🎓🦉, nem ganhar bolsa👜 para intercâmbio internacional🧳✈️🗺️, nem nada…

Nenhuma das minhas conquistas foi esperada, ou teve mérito algum… Mas o conhecimento🦉 tem me mantido viva 🦅!

E, a gravidez de risco, então, fui demitida grávida não só por infração legislativa trabalhista… Foi livramento… Há males que vem para bem🧚…

Só eu sei o que foi a gestação🤰🏼, as convulsões quase diárias, as 24h de trabalho de parto, os 5 cistos😓, durante o parto, a quase morte por infecção de ambos, a cesárea que não estava nos planos do pré-natal, a febre de mais de 40 graus🤒, a internação in off, de uma semana, a flebite, devido ao acesso (a Fibromialgia🌻 já estava ali), e somente uma vidinha ao meu lado sendo o meu soro e a minha injeção de vida🤱🏼…

Nunca fui diagnosticada🔬 corretamente com TDAH e TEA 🧩, porque iam me julgar (mas sempre julgaram mesmo 🤷🏼‍♀️)…

Nem eu, nem outros entes, nem meu filho…

Só somos “autistas”, “nerds”, “esquisitos”, “loucos”, “bipolares”, “esquizofrênicos”, “hipocondríacos” etc, nas más línguas… Mas, nunca no diagnóstico…

Queriam “proteger” a quem🤔?

Admitam seus erros! Capacitismo😡!

O diagnóstico de Fibromialgia🌻 levou anos, porque, não sei porquê, queriam me ocultar… Ou, mais uma vez, “proteger”…

Em 2006, já sabiam disso… Eu sei que já sabiam…

A violência doméstica e suas sequelas, então, o que a sociedade iria falar, não é mesmo?

Aceita calada…

Rede de apoio, só se for para se embalar na varanda de casa, e nem mais isso…

A tal doença autoimune🧬, ou rara🧬, também… Se não é algo ainda novo, também querem ocultar…

E, o tempo vai passando⏳…

Quanto tempo conta o ponteiro⌚? 😢

As alergias múltiplas🤧🤢😷 eram “frescura”…

“Limpa aquilo ali com Veja”… “Vai fazer a faxina”… “Não esquece de limpar tudo com Braso”… E, toma água sanitária…

Ovo no almoço, na janta, no café da manhã, e só! Bomba protéica e alergia! Trabalho análogo à escravidão… Sem carteira assinada, INSS, nada…

“Tá doente? Bactrim”… As plaquetas que lutem🥋🥊… “Toma esse remedinho aqui, que não faz mal”… “Ah, já tá inventando doença”… “Quer chamar atenção”… 🙄🤬

Por que será que meu filho nasceu com alergia à proteína do leite, e desenvolveu também alergias e intolerâncias múltiplas?

Genético🧬!

Não diagnosticar corretamente neurodivergências, ainda mais genéticas, é capacitismo, sim!

Deixa o adulto se f****… na vida, para tentar “ser normal”, e não dignostica corretamente, porque o diagnóstico precoce não houve, e repete o padrão com as próximas gerações, porque já existe o diagnóstico, mas o capacitismo ainda predomina também…

A vida é um eterno tribunal ⚖️de muitos juízes👨‍⚖️ não diplomados…

Ontem, após a consulta, fui a um laboratório próximo buscar informações sobre exames solicitados pela médica do meu filho, que estou correndo atrás para ele não passar pelo mesmo que eu, e toda uma geração passou, e passa…

Ele foi na frente, porque “a doida da bike”, só continua doida mesmo… Os passos já mal conseguem ser dados…

Sou mais uma “idosa” andando lentamente pelas ruas do Catete, e por toda a cidade…

Continuem julgando mesmo👨‍⚖️⚖️…

Já faz tempo, e as pessoas só se afastaram… Ninguém buscou saber, ou ter empatia, pelo real motivo da reclusão…

“Ah, mas eu tenho problema tal, e continuo trabalhando, saindo, curtindo”…

Parabéns! 👏🏻 Querem um prêmio🏆? 🤷🏼‍♀️🙄

Ativa e viva continuo💪🏻, mas aprendi a me respeitar e aos meus limites…

O que ninguém nunca fez por mim, faço eu, agora, pois sempre tive que cuidar de tudo e de todos, e esqueço que eu também fazia parte do todo, e o todo não existiria, se não fosse eu ali suando…

Mas, o que conta é o dinheiro 💰…

“Até quando você vai ficar vivendo de subemprego?”

Disse-me, uma vez, o parente abastado, que encontrei no ônibus, enquanto eu voltava de um dia exaustivo🤯 de trabalho, que teve a melhor escola da cidade paga com o suor da mãe e as facilidades da vida do pai, e sempre teve seu “ar-condicionado” garantido, bem como seu acesso ao melhor curso da melhor faculdade pública e especialização nazoropa n4z!…

Esse nunca soube o que foi sustentar uma bolsa de estudos, nem correr atrás de um Fies…

Parabéns, doutor! 👏🏻 Só não esquece de fazer o doutorado, ok?

Voltando do laboratório, no qual não faz os exames do meu filho, resolvi “passear” pela feirinha do Largo do Machado…

Aproveitar a paisagem, enquanto há vista… É o que sempre fiz…

Não sabia eu que ali estariam vários anjos😇 sem asas🪽…

Mas, energia é o que sempre me conecta ao todo🪢…

Lembrei da época em que meus pais expunham na Feira Hippie de Ipanema (foram co-fundadores), e ali cresci… Nem grades ainda haviam…

Fui andando lentamente, respeitando meus passos, e parando por onde a energia✨ me levava…

Não tinha um tostão sobrando, mas olhava o que me atraía o olhar e a vibração✨…

Que pessoas maravilhosas❤️!

Só quem já trabalhou nas ruas, e com o público, sabe que o inesperado sempre nos espera🪄…

Algumas Fátimas com suas jóias💎 de cura❤️‍🩹, proteção🛡️⚔️ e seus próprios milagres🙌🏻…

Na primeira Fátima, um fecho de uma biju trocado na camaradagem por ela (que ainda me deu um kit extra, para eventualidades 🥰), mas sei reconhecer o trabalho alheio, pois somos mais do que “ambulantes”, e paguei com o pouco que podia…

Ganhei um cordão hipoalergênico que admirava, que era para colocar, justamente, meu pingente de Nossa Senhora de Fátima 🛡️⚔️❤️…

A cura, de fato, está no trabalho e nas mãos dela 🙌🏻❤️…

Na segunda (por coincidência, ou não) Fátima, uma mãe com seu bebê no colo, parou vendendo balas para comprar marmita, enquanto conversávamos…

Alguém aqui conhece a fome? Eu, sim…

Com mais um trocado que tinha, paguei pelas balas, mas não peguei, porque não posso comer, e assim ela poderia vender a outra pessoa, e completar a sua refeição do dia🙏🏻…

O que vai, volta…

Para o bem, e para o mal…

“Fazer o bem sem olhar a quem”, e nada nunca peço em troca…

Acho que se eu fosse rica💰, ficaria pobre💸, porque não consigo ver a necessidade alheia sem perceber, e sentir😓…

Empatia.

A segunda Fátima, com mais milagres, então, além de suas boas palavras, deu-me seu cartão, após eu perguntar se ela tinha página em rede social, e assim o recebi junto ao seu sorriso e boas energias✨…

Outra maravilhosa ❤️!

Depois, chamou-me a atenção a plaquinha “para aliviar as suas dores” da barraca de produtos amazônicos de cura, e ali senti a energia cabocla🏹🪘🪇❤️‍🔥 dos meus ancestrais maternos…

Quem quiser me presentear, aceito… 🙏🏻

Depois, a Márcia “Sensitiva” 😂, com seus amuletos🧿 de proteção🛡️⚔️, cura❤️‍🩹 e energização✨… Que coisa linda! 🤩

Sensitiva🔮, porque parecia que ela estava dentro de mim, na minha mente🧠, no meu coração🫀, no mesmo ambiente que habito🏢, cercada das mesmas pessoas🧟, e me disse as palavras certas, só confirmando o que eu já sabia🔮…

Mais um lugar de onde levei a boa energia vital❤️‍🔥, e deixei a minha gratidão 🙏🏻…

O máximo que eu poderia permutar…

Ah, também deixei a dica para o meu filho, sobre um possível e acessível presente de Páscoa (porque dia das mães tá longe, e não posso comer chocolate)… 🤷🏼‍♀️🫣😂

Logo adiante, uma barraca de uma peruana, onde me presenteei com uma biju de Olho Grego 🧿, que “me olhou” pelo caminho…

Complementando o adorno de proteção: a Mão de Fátima 🪬 (olha a confirmação), a Coruja 🦉 (sabedoria que amo), uma chave 🔑, e um cadeado 🔓, intercalando com cada Olho Grego 🧿…

Não resisti ao chamado, e presenteei-me 🎁 (há quanto não me presenteava), porque dava pra pagar 🥲, além da oportunidade que sempre gosto de aproveitar para treinar meu espanhol herdado dos meus ancestrais paternos…

Na barraca seguinte, uma lhama🦙 de crochê🧶 sorrindo😍…

Um sorriso dos Andes para mim… Gracias, Papito! 🙏🏻

Estavam ali todos os meus ancestrais: anjos e índios de cura, da Amazônia aos Andes🏹🪘🪇🪈❤️‍🔥, tudo conectado, através de seres, que aos olhos comuns, são somente mais alguns no mundo…

O despertar espiritual é para todos, mas não está para todos…

Parece que após aquela pequena peregrinação, que há muito minhas dores não permitiam, renovei as energias❤️‍🔥, e segui o dia…

Mais andanças, alguns estresses (porque meu sangue não é de barata!), algumas injustiças, alguns egos alheios feridos, mas eu estava blindada 🛡️⚔️❤️‍🔥, e aguentei até o fim…

Aproveitei aquela boa vibe✌🏻 recebida, até o final da noite, mesmo com meus afazeres domésticos na cozinha, curtindo o som do pagodinho da Rua da Lapa (com todo o respeito e solidariedade aos demais vizinhos e também neurodivergentes que são afetados pelo som, e eu também muitas vezes sou), que é a minha “night” e distração garantida, de todo sábado…

Só eu entendo essa nostalgia, e a minha memória afetiva tolera, porque o som é bom!

Melhor do que bateção de prato sem sentido, em espaço público aberto, com milhares de outros seres à volta, sem respeito algum…

Quem toca, toca, quem não toca, vai pra escola!

Esse pagodinho é minha única distração possível também 😔… Além do rapaz do sax, que toca na Praça Paris, e o pianista que acho que toca na Moares e Vale, que foi revitalizada…

As minhas dores só eu as sinto, mas não me entrego 💪🏻!

“Ano passado eu morri (e nos outros também 🤷🏼‍♀️), mas esse ano eu não morro” 🛡️⚔️❤️!

As provações são muitas… As dores também… Mas, quem tem Deus consigo, tem luz ✨, por mais que a estrada seja longa…

E, peço aos deuses paz, saúde, amor, sabedoria, discernimento e proteção para que ela ainda siga por muitos anos…

A vida é uma dádiva e um despertar diário…

Despertemos todos! 🌻❤️

(Alessandra Capriles)

🦅🎎🕊️🦋🎏🔮⚜️🪬🦉🧿🔑🔓🛡️⚔️❤️‍🔥

Deixe um comentário